quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A 3ª. Maquete Fixa da ARF

A ARF está na construindo sua terceira maquete fixa. Atualmente os trabalhos se encontram na fase de cenário, porém a maquete já foi "aberta ao tráfego". Nesse artigo mostraremos um pouco dos trabalhos executados atá a abertura do tráfego na maquete, ocorrido nas comemorações do Dia do Ferroviário em 2012. Ao longo de sua história a ARF sua primeira maquete fixa construída no interior do carro maquete "Galileu Frateschi", que aliás foi o primeiro carro maquete da América Latina (será objeto de artigo posterior), a segunda maquete fixa no interior do escritório da sede social, e teve também uma maquete de eventos nos acompanhou por muito tempo. Terceira maquete fixa está sendo construída no interior do antigo posto bancário ("Banespinha") da estação ferroviária de Ribeirão Preto - Nova, espaço cedido pela FCA.
Do segundo semestre de 2011 até o início de 2012 foi montada a estrutura de madeira e feito o assentamento dos trilhos. Em fevereiro de 2012 começou a construção do cenário e das instalações elétricas.
vista da sala da maquete antes do início do cenário

parte elétrica e a concepção dos painéis de controle ficaram a cargo do associado José Maurício Domingos dos Santos. Optamos por  manter as três linhas da maquete, com sues pátios intermediários e o pátio principal no modo analógico, porém não está descartada a adoção de um sistema de controle digital futuramente. A ligação elétrica está executada e um painel provisório foi montado, porém os painéis definitivos, muito bem planejados pelo Maurício, estão sendo construídos e em breve serão instalados
A parte de cenário foi idealizada pelo associado Denis W. Esteves e está sendo construída com a ajuda dos demais associados sob sua orientação. Nessa maquete a ARF experimentou pela primeira vez o uso de placas de poliuretano expandido no lugar do isopor. O Denis já havia trabalhado com o PU em uma outra maquete e indicou sua adoção, o que foi aceito e o resultado surpreendeu a todos pela praticidade e qualidade do acabamento. Algumas partes foram executadas apenas com armação de tela de nylon revestidas com  ataduras gessadas. Nas áreas onde foi aplicado o PU, o revestimento foi feito também com atadura gessada. Em alguns pontos se utilizou o isopor, porém para melhor adesão do revestimento de atadura gessada foi plicada uma camada de tela de nylon.
montagem do relevo com tela de nylon e revestimento de atadura gessada
Os alçapões menores foram construídos com placas de PU e revestimento de atadura gessada, e os maiores foram reforçados com estrutura de madeira compensada para receber o enchimento em PU.
alçapão em placa de PU no local onde será uma praça.
As pontes da maquete são uma parte especial da maquete, pois uma das pontes é a veterana ponte de madeira construída pelo associado Nilton Bruzadinho na época da fundação da ARF para sua primeira maquete, ou seja, essa ponte tem quase 25 anos e passou por todas as três maquetes fixas da ARF. Por questão de justiça já foi decidido que a ponte receberá oficialmente o nome de "Ponte Nilton Bruzadinho" nas comemorações dos 25 anos da ARF. Junto aponte Nilton Bruzadinho está o viaduto metálico, feito com a junção de dois pontilhões metálicos sobre sustentações de madeira revestida com placas de "pluminha" com textura que imita alvenaria de pedra, simulando uma pilastra e duas cabeceiras. O berço da ponte Nilton Bruzadinho foi feito com placas de PU e revestimento de pluminha imitando pedra. O local das pontes simula um grotão com um riacho no fundo. Esse riacho terá várias pedras formando corredeiras e se forma de várias nascentes e cachoeiras da serra que esconde outras linhas da maquete (depois de entrarem nos túneis). Ao fundo, como suporte para as cachoeiras, ha um grande paredão de pedras e encostas de terra, por onde correrão as nascentes e fios d'água que formarão as cachoeiras e o riacho das corredeiras.
grotão com o viaduto metálico e a ponte Nilton Bruzadinho
A maior parte do relevo foi concluída e recebeu a camada de atadura gessada, sendo inciada a aplicação da textura de terra, e no sábado, dia 28 de Abril de 2012, como parte das comemorações do Dia do Ferroviário (30 de Abril), a maquete foi aberta ao tráfego na presença dos associados e ferroviários da FCA com suas famílias. O ato de abertura ao tráfego foi feito pelo Thiago Cerri, Presidente da ARF, Juliano Braga, Supervisor de Operações da FCA, e Lucas Frateschi, Diretor da Frateschi Trens Elétricos e também associado da ARF. Na ocasiao o Juliano Braga foi presenteado com uma caixa básica de trens elétricos com uma composição da FCA.
Entrega da caixa básica ao Supervisor Juliano Braga
da esq. para dir. Eugenio Pio, Jaime Zeotti, Marco Túlio Portugal, Juliano Braga, Mário  Franco da Silva, Lucas Frateschi, Thiago Cerri e Denis Esteves





sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ENTRANDO NO AR

Estamos entrando ar com o Blog da ARF - Associação Ribeirãopretana de Ferreomodelismo. Nossa associação, criada com a finalidade de reunir os praticantes do ferreomodelismo em Ribeirão Preto e região,  foi fundada no dia 18 de Junho de 1988. A ARF é uma das mais antigas associações de ferreomodelismo do Brasil ainda em atividade, e para marcar seus 25 anos de existência foi criado esse blog. A partir de agora serão postados artigos sobre a evolução dos trabalhos de construção da terceira maquete fixa da ARF, sobre realizações passadas, as atividades que a ARF desenvolve e venha a desenvolver, bem como artigos de membros e amigos sobre ferreomodelismo e cultura ferroviária.
Desde sua fundação a ARF tem sua sede ao lado da estação ferroviária de Ribeirão Preto (Maria-Fumaça), em área cedida pela antiga FEPASA, e atualmente está construindo, em uma sala da própria estação ferroviária, sua terceira maquete fixa, que em breve estará aberta à visitação pública.
Acompanhem as postagens e curtam o fascinante mundo das ferrovias em miniatura.