domingo, 17 de março de 2013

Os trabalhos da 3ª. Maquete Fixa continuam

Os trabalhos para construção da 3ª. Maquete Fixa da ARF continuam e aos poucos a maquete vai se definindo, tomando forma.
área de um dos núcleos residenciais e estrada para o distrito industrial
A lateral direita da maquete aproveita o espaço vago resultante da curva de retorno das linhas para a implantação de um pequeno núcleo residencial, formando um pequeno distrito da cidade fictícia da maquete. A mesma estrada que dá acesse à esse distrito residencial prossegue até o distrito industrial. Essa estrada segue até a parede, onde dua continuidade será representado no plano de fundo. Na área do distrito industrial ha um desvio morto para simular a operação de recebimento de cimento.
área do núcleo urbano principal e ao fundo o grotão
O núcleo urbano principal fica na lateral esquerda da maquete e será a sua cidade fictícia. Mais ao fundo há o grotão com a ponte de madeira e o viaduto metálico. A área que acompanha a parede simulará a área rural, com uma fazenda e paisagens de plantações, pastagens e matas no plano de fundo. No canto mais ao fundo da maquete está sendo construído o açude que simula o represamento de um veio d'água que deságua nas cachoeiras do grotão.
relevo da entrada do núcleo urbano
O núcleo urbano terá comunicação direta com as instalações do pátio ferroviário por meio de uma via de acesso que passa por baixo das linhas. Nesse ponto a via se em duas e uma vai ao pátio e a outra segue para o distrito da cidade e depois para o distrito industrial.
área do núcleo urbano
No interior da área do núcleo urbano o relevo está sendo trabalhado para simular um inclinação suave que vai se acentuando até iniciar a formação de uma pequena serra que delimita a zona rual.




terça-feira, 5 de março de 2013

Ha um ano o Joel fez sua derradeira viagem

o amigo Joel Nunes do Prado em sua querida "Maketrefe" com um uniforme da EFA e um quepe da CP, suas paixões

Ha exatamente um ano, em 5 de março de 2012, o amigo Joel Nunes do Prado fez sua derradeira viagem. Foi um dia muito triste para o nosso hobby, pois o Joel era uma figura marcante e um ícone do ferreomodelismo, e mais que um colega era um grande amigo. O Joel adotou o hobby como uma terapia, e em pouco tempo de prática atingiu uma excelência na confecção de sua maquete que o colocou em destaque em todo Brasil e até no exterior. Seu trabalho era de qualidade inquestionável, e sua dedicação um exemplo para novatos e veteranos. Tudo isso sem perder sua humildade e revelando o grande amor pela ferrovia que sempre sentiu.
a Maketrefe
O Joel começou com uma pequena maquete comprada pronta, depois fez algumas modificações e por fim partiu para construção de sua fantástica maquete, que ele chamava carinhosamente de "Maketrefe". Para isso ele construiu um sala especialmente para abrigar a maquete e sua coleção de ferreomodelismo e ferrovias em sua casa, na cidade de Araraquara, e contou com a ajuda dos amigos Rodolfo "Bisão" Brabetz, Fernando Loffredo e Carlos Romais. Essa sala se tornou um monumento à cultura ferroviária, e ali ele recebia os amigos e passava horas trabalhando nos detalhes de sua maquete ou rodando seus trens.
lanchonete na beira da linha
O trabalho do Joel foi caracterizado por um grande apuro e perfeição nos detalhes, criando com perfeição em todas as partes da maquete diversas cenas. Sua maquete era, no final das contas, uma grande seqüência de dioramas interligados com rara harmonia. Tudo feito com muita pesquisa, criatividade e capricho.
lenhadores e extração de madeira
Outra preocupação do Joel foi com a iluminação da maquete. Tudo foi feito buscando reproduzir com extrema fidelidade os ambientes noturnos, apenas com iluminação dos prédios e das ruas da maquete. O resultado ficou excelente, e com freqüência ele fazia seus "trens noturnos" ou "fotos noturnas" que tanto encantaram os colegas. Algumas fotos deixaram vários colegas em dúvida se eram de maquete ou de ferrovia real.
"foto noturna" da estação, e ao fundo a vitrine com a coleção de material rodante do  Joel

bilheteria, plataforma da estação e o relógio com mostradores iluminados, como as da antiga Cia. Paulista
Além das fotografias, o Joel fez diversos vídeos mostrando a Meketrefe e sua operação. Alguns desses vídeos estão em seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/npradocp.
Poucos dias antes de seu falecimento o Joel postou um vídeo diferente dos demais. Seus vídeos eram feitos de forma mais técnica, mostrando apenas a maquete e os trens em circulação, e ele não aparecia nos filmes e raramente narrava algo. Em seu último vídeo, "Joel e o Trem", ele quebrou o protocolo e foi a personagem principal, narrando sua impressão e suas emoções ao ver o trem passar pela estação, como nunca antes havia feito. Ali o Joel deixou seu depoimento e sua mensagem de despedida. Dias depois, durante um procedimento cirúrgico, o trem de sua vida chegou à última estação. Quem teve o privilégio de conhecê-lo e acompanhar o seu trabalho sabe o quanto era uma pessoa cativante e o quanto sua morte foi sentida em nosso meio.