A ARF está na construindo sua terceira maquete fixa. Atualmente os trabalhos se encontram na fase de cenário, porém a maquete já foi "aberta ao tráfego". Nesse artigo mostraremos um pouco dos trabalhos executados atá a abertura do tráfego na maquete, ocorrido nas comemorações do Dia do Ferroviário em 2012. Ao longo de sua história a ARF sua primeira maquete fixa construída no interior do carro maquete "Galileu Frateschi", que aliás foi o primeiro carro maquete da América Latina (será objeto de artigo posterior), a segunda maquete fixa no interior do escritório da sede social, e teve também uma maquete de eventos nos acompanhou por muito tempo. Terceira maquete fixa está sendo construída no interior do antigo posto bancário ("Banespinha") da estação ferroviária de Ribeirão Preto - Nova, espaço cedido pela FCA.
Do segundo semestre de 2011 até o início de 2012 foi montada a estrutura de madeira e feito o assentamento dos trilhos. Em fevereiro de 2012 começou a construção do cenário e das instalações elétricas.
 |
vista da sala da maquete antes do início do cenário |
A
parte elétrica e a concepção dos painéis de controle ficaram a cargo do associado José Maurício Domingos dos Santos. Optamos por manter as três linhas da maquete, com sues pátios intermediários e o pátio principal no modo analógico, porém não está descartada a adoção de um sistema de controle digital futuramente. A ligação elétrica está executada e um painel provisório foi montado, porém os painéis definitivos, muito bem planejados pelo Maurício, estão sendo construídos e em breve serão instalados
A parte de cenário foi idealizada pelo associado Denis W. Esteves e está sendo construída com a ajuda dos demais associados sob sua orientação. Nessa maquete a ARF experimentou pela primeira vez o uso de placas de poliuretano expandido no lugar do isopor. O Denis já havia trabalhado com o PU em uma outra maquete e indicou sua adoção, o que foi aceito e o resultado surpreendeu a todos pela praticidade e qualidade do acabamento. Algumas partes foram executadas apenas com armação de tela de nylon revestidas com ataduras gessadas. Nas áreas onde foi aplicado o PU, o revestimento foi feito também com atadura gessada. Em alguns pontos se utilizou o isopor, porém para melhor adesão do revestimento de atadura gessada foi plicada uma camada de tela de nylon.
 |
montagem do relevo com tela de nylon e revestimento de atadura gessada |
Os alçapões menores foram construídos com placas de PU e revestimento de atadura gessada, e os maiores foram reforçados com estrutura de madeira compensada para receber o enchimento em PU.
 |
alçapão em placa de PU no local onde será uma praça. |
As pontes da maquete são uma parte especial da maquete, pois uma das pontes é a veterana ponte de madeira construída pelo associado Nilton Bruzadinho na época da fundação da ARF para sua primeira maquete, ou seja, essa ponte tem quase 25 anos e passou por todas as três maquetes fixas da ARF. Por questão de justiça já foi decidido que a ponte receberá oficialmente o nome de "Ponte Nilton Bruzadinho" nas comemorações dos 25 anos da ARF. Junto aponte Nilton Bruzadinho está o viaduto metálico, feito com a junção de dois pontilhões metálicos sobre sustentações de madeira revestida com placas de "pluminha" com textura que imita alvenaria de pedra, simulando uma pilastra e duas cabeceiras. O berço da ponte Nilton Bruzadinho foi feito com placas de PU e revestimento de pluminha imitando pedra. O local das pontes simula um grotão com um riacho no fundo. Esse riacho terá várias pedras formando corredeiras e se forma de várias nascentes e cachoeiras da serra que esconde outras linhas da maquete (depois de entrarem nos túneis). Ao fundo, como suporte para as cachoeiras, ha um grande paredão de pedras e encostas de terra, por onde correrão as nascentes e fios d'água que formarão as cachoeiras e o riacho das corredeiras.
 |
grotão com o viaduto metálico e a ponte Nilton Bruzadinho |
A maior parte do relevo foi concluída e recebeu a camada de atadura gessada, sendo inciada a aplicação da textura de terra, e no sábado, dia 28 de Abril de 2012, como parte das comemorações do Dia do Ferroviário (30 de Abril), a maquete foi aberta ao tráfego na presença dos associados e ferroviários da FCA com suas famílias. O ato de abertura ao tráfego foi feito pelo Thiago Cerri, Presidente da ARF, Juliano Braga, Supervisor de Operações da FCA, e Lucas Frateschi, Diretor da Frateschi Trens Elétricos e também associado da ARF. Na ocasiao o Juliano Braga foi presenteado com uma caixa básica de trens elétricos com uma composição da FCA.
 |
Entrega da caixa básica ao Supervisor Juliano Braga da esq. para dir. Eugenio Pio, Jaime Zeotti, Marco Túlio Portugal, Juliano Braga, Mário Franco da Silva, Lucas Frateschi, Thiago Cerri e Denis Esteves |