terça-feira, 5 de março de 2013

Ha um ano o Joel fez sua derradeira viagem

o amigo Joel Nunes do Prado em sua querida "Maketrefe" com um uniforme da EFA e um quepe da CP, suas paixões

Ha exatamente um ano, em 5 de março de 2012, o amigo Joel Nunes do Prado fez sua derradeira viagem. Foi um dia muito triste para o nosso hobby, pois o Joel era uma figura marcante e um ícone do ferreomodelismo, e mais que um colega era um grande amigo. O Joel adotou o hobby como uma terapia, e em pouco tempo de prática atingiu uma excelência na confecção de sua maquete que o colocou em destaque em todo Brasil e até no exterior. Seu trabalho era de qualidade inquestionável, e sua dedicação um exemplo para novatos e veteranos. Tudo isso sem perder sua humildade e revelando o grande amor pela ferrovia que sempre sentiu.
a Maketrefe
O Joel começou com uma pequena maquete comprada pronta, depois fez algumas modificações e por fim partiu para construção de sua fantástica maquete, que ele chamava carinhosamente de "Maketrefe". Para isso ele construiu um sala especialmente para abrigar a maquete e sua coleção de ferreomodelismo e ferrovias em sua casa, na cidade de Araraquara, e contou com a ajuda dos amigos Rodolfo "Bisão" Brabetz, Fernando Loffredo e Carlos Romais. Essa sala se tornou um monumento à cultura ferroviária, e ali ele recebia os amigos e passava horas trabalhando nos detalhes de sua maquete ou rodando seus trens.
lanchonete na beira da linha
O trabalho do Joel foi caracterizado por um grande apuro e perfeição nos detalhes, criando com perfeição em todas as partes da maquete diversas cenas. Sua maquete era, no final das contas, uma grande seqüência de dioramas interligados com rara harmonia. Tudo feito com muita pesquisa, criatividade e capricho.
lenhadores e extração de madeira
Outra preocupação do Joel foi com a iluminação da maquete. Tudo foi feito buscando reproduzir com extrema fidelidade os ambientes noturnos, apenas com iluminação dos prédios e das ruas da maquete. O resultado ficou excelente, e com freqüência ele fazia seus "trens noturnos" ou "fotos noturnas" que tanto encantaram os colegas. Algumas fotos deixaram vários colegas em dúvida se eram de maquete ou de ferrovia real.
"foto noturna" da estação, e ao fundo a vitrine com a coleção de material rodante do  Joel

bilheteria, plataforma da estação e o relógio com mostradores iluminados, como as da antiga Cia. Paulista
Além das fotografias, o Joel fez diversos vídeos mostrando a Meketrefe e sua operação. Alguns desses vídeos estão em seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/npradocp.
Poucos dias antes de seu falecimento o Joel postou um vídeo diferente dos demais. Seus vídeos eram feitos de forma mais técnica, mostrando apenas a maquete e os trens em circulação, e ele não aparecia nos filmes e raramente narrava algo. Em seu último vídeo, "Joel e o Trem", ele quebrou o protocolo e foi a personagem principal, narrando sua impressão e suas emoções ao ver o trem passar pela estação, como nunca antes havia feito. Ali o Joel deixou seu depoimento e sua mensagem de despedida. Dias depois, durante um procedimento cirúrgico, o trem de sua vida chegou à última estação. Quem teve o privilégio de conhecê-lo e acompanhar o seu trabalho sabe o quanto era uma pessoa cativante e o quanto sua morte foi sentida em nosso meio.


Um comentário:

  1. INESTIMAVEL PERDA.......E TODO ESSE MATERIAL QUE APARECE NA PAREDE DA FOTO,ALEM DESSA LINDA MAQUETE,QUAL FOI SEU DESTINO....!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir