sábado, 11 de julho de 2020

Céu azul na maquete da ARF

Após um período de paralisação total das atividades, dentre outros motivos por conta da pandemia, a manutenção da maquete foi retomada. Inicialmente foi feita a limpeza da maquete e da sala, organização dos materiais e descarte das sobras. Hoje foi realizada a pintura dos painéis de fundo da maquete imitando o céu.
aplicação do primeiro nível do degradê
pintura do painel lateral
Esse projeto, que vinha sendo adiado ha algum tempo, pôde finalmente ser realizado. A preparação das tintas formando um degradê para imitar o céu em um dia de sol ficou a cargo do associado José Maurício, conhecido pela perícia nessa técnica. 
painel com teste da pintura degradê
Devido à diferença de iluminação, na parte da frente foi realizado o degradê  com transição suave das tonalidades. Na parte do fundo da sala, se optou por uma mudança mais brusca da tonalidade, que posteriormente será suavizada com a aplicação das nuvens
painel do fundo da sala, com a mudança de tonalidade do céu mais brusca
Também foram realizados alguns testes para aplicação das nuvens. Os resultados foram promissores e o trabalho de aplicação deverá ser feito em breve, assim como a pintura de paisagens imitando o horizonte. Isso trará mais realismo para a maquete e permitirá harmonizar o cenário com a criação de uma ilusão de paisagem contínua.
Aspecto geral da pintura dos painéis de fundo

Um comentário:

  1. Parabéns pela retomada dos trabalhos, espero poder contribuir em breve.

    ResponderExcluir